Fazenda Bacuri

Dia de Campo e Vendas

19/09/2015


Bacuri abre a porteira para

Dia de Campo e Vendas


Em comemoração aos 21 anos de atuação com foco no melhoramento genético da raça Nelore, a Fazenda Bacuri, situada em Barretos/SP, abrirá as porteiras no sábado dia 26 de setembro para apresentar seu Dia de Campo e ofertar 50 produtos especiais aos convidados presentes.


Um dia de campo se apresenta como uma oportunidade de troca de informações e oferece um momento positivo de interação entre agentes da cadeia de produção de carne. Desta vez, Dr. Gabriel Seraphico e D. Maria do Carmo recepcionam pecuaristas, técnicos e visitantes para seu Dia de Campo a realizar-se na sede da Fazenda Bacuri, no sábado, 26 de setembro, a partir das 9h, em comemoração aos 21 anos de seleção voltada para   características de maior importância econômica, capazes de melhorar a produtividade dos recursos utilizados na pecuária, em ordem a melhorar a sua rentabilidade.


“Norteado pela minha visão de agrônomo-economista, acredito que a eficiência reprodutiva do rebanho seja crucial para a redução do custo da produção e obtenção de sucesso na pecuária bovina, em nível de fazenda como de todo o setor. Mas vale lembrar que além de um bom desempenho reprodutivo, a eficiência do rebanho no aproveitamento dos alimentos, e a sua resistência a parasitoses e doenças, também são importantes na redução de custos. Por outro lado, devemos lembrar que nós pecuaristas produzimos bois, mas o que principalmente interessa à indústria que os adquire é uma carcaça pesada, musculosa, com bom acabamento, que pode melhorar a receita da nossa produção.  Finalmente, não devemos esquecer que à frente da indústria está o consumidor, para quem o boi e a carcaça são irrelevantes, mas a carne, um produto com distintas características, é essencial. Esta visão mostra a complexidade de todo o processo de inovação e, portanto, de melhoramento genético. E convida a reflexões, tendo em vista que envolve investimentos elevados e muito, muito tempo. Um trabalho bem orientado certamente produzirá expressivos benefícios mas se mal orientado poderá ser desastroso”.


Palestras


Às 10h terá início uma palestra ambulante, a ser proferida pelos anfitriões, abordando o tema “Os 20 anos do plantel Bacuri”, visitando alguns reprodutores, uma amostra de multíparas prenhes e um grupo contemporâneo (safra 2012) formado de novilhas prenhes, que serão primíparas normais, e de primíparas precoces com seus bezerros. Em seguida, eles recebem um convidado especial, o Prof. Dr. Joanir P. Eler, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP Pirassununga, que juntamente com o Prof. Dr. Bento S. Ferraz conduzem o projeto de seleção da Agropecuária CFM. O Prof. Joanir abordará o tema “GENÉTICA DA PRECOCIDADE SEXUAL E DA FERTILIDADE – DA TEORIA AO CAMPO. “Ao escolher esse tema, nossa idéia foi estimular selecionadores e criadores a pensar mais sobre a importância dos rumos da seleção, pois não vale a pena trabalhar seguindo modismos sem sustentação, visto que o trabalho de melhoramento é difícil, caro e demorado, como mostra a nossa própria experiência.”


Oferta em formato inovador


Aproveitando a visitação de criadores e investidores em sua fazenda, o casal preparou uma comercialização com perfil incomum no mercado de venda de reprodutores no Brasil. Trata-se da oferta de animais a preços mínimos pré-definidos. Informações detalhadas, filmes e preços dos animais estão disponíveis no site da Central Leilões. Os lotes estão prontos para receber lances prévios que deverão ser confirmados à leiloeira, ao vivo ou por telefone, às 14h de 26/09/2015. Nesse dia os 50 jovens reprodutores avaliados pela ANCP, com Mérito Genético Total médio top 2%, permanecerão expostos na fazenda desde as 9h e os interessados poderão, se quiserem, contar com assessoramento técnico oferecido pela Bacuri para escolha de animais. Salienta-se que a partir das 14h o criador que estiver presente no dia de campo ou se manifestar por telefone ofertando um valor mais atrativo por um animal, leva-o para casa. “É um modelo de comercialização que poderá beneficiar ambas as partes, pela eliminação do alto custo de transmissão por TV, inviável para criatórios de menor porte. Esperamos que este novo caminho para disponibilizar nossa produção, que é de alta qualidade, seja bem aceito pelo mercado, especialmente porque com o acoplamento Dia de Campo - Vendas o comprador não estará adquirindo apenas boa genética incorporada no animal, mas também conhecimento vivo, resultante da interação com outros criadores, técnicos e pesquisadores. Ele estará se envolvendo numa rede de transferência de tecnologia que poderá lhe proporcionar grandes benefícios”, finaliza Dr. Gabriel.

Fazenda Bacuri
Rod. Assis Chateaubriand, km 90,6 - Barretos SP  |  Tel./Fax (17) 3322 6443  |  fazendabacuri.barretos@gmail.com